SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL
BACHARELADO EM ZOOTECNIA
DISCIPLINA: DESENHO TÉCNICO E TOPOGRAGIA
RAFAELA BUENO DA SILVA
SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)
Alegrete – RS
2013
Rafaela Bueno da Silva
SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL (GPS)
Relatório apresentado como requisito para avaliação parcial no 5º semestre na disciplina de Desenho Técnico e Topografia do curso de Bacharelado em Zootecnia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Farroupilha – Campus Alegrete.
Professor (a): Ana Carla Gomes
Alegrete- RS
2013
SUMÁRIO Introdução 5
LISTA DE FIGURAS
INTRODUÇÃO
Neste relatório venho apresentar assuntos referentes ao Sistema de Posicionamento Global (GPS).
Segundo Jonathan D. Machado durante séculos, a bússola foi utilizada como principal instrumento de orientação por qualquer um que quisesse se aventurar por locais desconhecidos seja na terra, no mar ou no ar. Porém, a chegada da era espacial trouxe uma tecnologia que acabou deixando obsoleta não só a bússola, mas também até mesmo o ato de pedir informações na rua: o GPS.
O GPS foi criado em 1973 para facilitar os sistemas de navegação. Atualmente, existem dois tipos de sistemas de navegação por satélite: o GPS americano, que inicialmente era apenas de uso militar, e hoje os cidadãos já tem acesso, e o GLONASS russo.
DESENVOLVIMENTO
1. O que é GPS?
GPS é a sigla de “Global Positioning System” que significa sistema de posicionamento global, em português. GPS é um sistema de navegação por satélite com um aparelho móvel que envia informações sobre a posição de algo em qualquer horário e em qualquer condição climática. (KALINOWSKI, 2006).
Figura 01: Concepção artística de um satélite de GPS. Figura 02: Aparelho móvel.
O GPS tem o poder de