Sistema De Posicionamento Global
INTRODUÇÃO
Até recentemente os processos de levantamento de dados de campo para aquisição bases cartográficas baseavam – se na utilização de medidas de ângulos e distancias terrestre para atingir seus objetivos. Uma das restrições mais severas era a necessidade de há Inter visibilidade entre os pontos a serem medidos.
O primeiro sistema de satélites colocado a disposição do meio civil foi o sistema satélites TRANSIT, disponível para tal desde 1967; e permite a determinação de pontos com precisão da ordem do decímetro. Esse sistema esta sendo utilizada, principalmente, para navegação, a prospecção de recursos naturais e para o controle de redes geodésicas.
O Sistema de Posicionamento Global – GPS foi projetado e desenvolvido pelo Departamento de Defesa Americana. As intenções iniciais eram utilizá-lo, principalmente, para navegação com propósitos militares. Somente com a descoberta da grande precisão do sistema e com o aumento da eficiência dos receptores é que ele passou a ser também utilizado para comunidade civil. O GPS consiste, atualmente, de 29 satélites, todos os satélites estão a cerca de 20.200 KM acima da Terra e completam uma revolução inteira, em torno da Terra, a aproximadamente cada 11 horas e 58 minutos.
CONSTELAÇÃO DE SATÉLITES GPS
A constelação atual de satélites GPS garante a denominada cobertura tridimensional, ou seja, a todo instante em qualquer lugar da superfície terrestre, pelo menos quatro satélites podem ser observados.
ESTRUTURA DO GPS
Para efeitos didáticos, o GPS é dividido em três entidades distintas, São elas:
Segmento Espacial;
Segmento de Controle
Segmento dos Usuarios
SEGMENTO ESPACIAL
O segmento espacial é constituído pelos satélites. Segundo Silva (1995), eles devem assegurar as seguintes funções:
Manter uma escala de tempo bastante precisa. Para atender esse objetivo, cada satélite possui dois relógios de césio e dois relógios de rubídio.
Emitir dois sinais ultra estáveis em