Sistema de Posicionamento Global
O Sistema de Posicionamento Global, conhecido por GPS (Global Positioning System) ou NAVSTAR-GPS (Navigation Satellite with Time And Ranging), é um sistema de radio navegação desenvolvido pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América, visando inicialmente ser o principal sistema de navegação do exército americano.
Esse sistema está programado para nos fornecer coordenadas bi ou tridimensionais de pontos no terreno, bem como a velocidade e direção com que nos deslocamos entre pontos. O GPS tem como objetivo auxiliar as atividades de navegação e realização de levantamentos geodésicos e topográficos. O sistema opera ininterruptamente, 24 horas por dia, independentemente das condições meteorológicas (muito embora essas condições possam provocar algum tipo de interferência na qualidade dos resultados do levantamento).
Princípios de funcionamento
O modelo adotado pelo sistema GPS fundamenta-se na determinação da distância entre um ponto denominado receptor e os pontos de referência, que são os satélites. Assim, conhecendo-se a distância que separa o receptor de três pontos de referência, ou três satélites, pode-se determinar a posição relativa do receptor através da interseção de três circunferências cujos raios são as distâncias medidas entre o receptor e os satélites. Podemos ver que os princípios básicos de funcionamento do GPS são bastante simples, apesar dessa tecnologia empregar equipamentos complexos e de alta tecnologia. Todo o sistema tem como base a triangulação dos satélites, cujos sinais o usuário pode receber através de receptores de vários tipos.
Cada satélite emite um sinal codificado que o identifica. O aparelho receptor interpreta o sinal enviado e calcula a distância do receptor até o satélite que emitiu o sinal. Esse cálculo é efetuado em função do tempo que o sinal demora até chegar ao receptor, sabendo-se que viaja à velocidade da luz (tempo demorado × 300.000 km/h = distância). Como essa velocidade é muito alta,