Sistema de normalização contabilistica
Conteúdo
Introdução 3
Inicio 4
De tempos a tempos é necessário mudar 4
As duas contabilidades 5
Em que consiste o novo Sistema de Normalização Contabilística? 5
Conclusão 6
Introdução
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de OEAG, módulo 8 do Curso Profissional de Informática de Gestão.
Pesquisei sobre a evoluçao da normalização contabilística, conforme apresento de seguida.
Inicio
Em 2010 entrou em vigor o novo Sistema de Normalização Contabilística (SNC), que substitui o "antigo" Plano Oficial de Contabilidade (POC), em vigor desde 1977. É uma aproximação às Normas Internacionais de Contabilidade (NIC) emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB).
Os objectivos do SNC passam sobretudo pelo suprimento das limitações do POC face a maiores exigências de reporte de informação financeira e pela necessidade de uma estrutura conceptual, que defina critérios fundamentais de regulação contabilística.
Que regras mudam e o que devem as empresas, em particular as PME, fazer em função das alterações contabilísticas que se aproximam?
De tempos a tempos é necessário mudar
O POC é um sistema antigo, que representou um avanço considerável para a sua época, mas é necessário ter em conta que Portugal mudou muito desde o tempo em que foi instituído até aos nossos dias. A adesão à União Europeia, a abertura crescente da economia nacional e a maior complexidade das empresas, exigem demonstrações financeiras harmonizadas a nível internacional. Não faz sentido que as empresas internacionais estejam sujeitas a regras específicas de contabilidade emitidas por cada um dos países em que estão presentes. Como também se torna necessário um sistema contabilístico que facilite o acesso às empresas nacionais aos mercados de dívida e de capitais internacionais.
Por outro lado, a experiência demonstra que um plano de contas único que vise servir todo o tipo de entidades, desde as mais pequenas às maiores, se torna incapaz