Sistema de medida antigo e atual
532 palavras
3 páginas
Muitas foram as medidas adoptadas pelos nossos antepassados, quer de comprimento, agrárias, cúbicas, peso, quantidade, capacidade, tempo e outras, existentes nacional ou internacionalmente. Algumas delas tinham e tem valores diferentes em cada país e até de região para região, chegando na mesma região a ter diferenças consoante o produto que iria ou irá ser medido. Ao longo da história da humanidade as unidades de medida eram criadas e adaptadas de acordo com a necessidade dos povos. Muitas dessas medidas eram realizadas baseadas em partes do corpo Atualmente as unidades de medidas utilizadas e padronizadas pelo sistema internacional de medidas são: Quilômetro (km), Hectômetro (hm), Decâmetro (dam), metro (m), Decímetro (dm), Centímetro (cm) e Milímetro (mm). Das unidades citadas utilizamos como referencial o metro. As medidas nos cercam em diversas situações: medimos a distância entre lugares, o tempo de viagem, Temperatura, quantidade de água que se tem em um recipiente entre outras coisas Medidas de comprimento
Metro linear: símbolo (M), mede 100 centímetros ou 3,28 pés, equivale á décima milionésima parte do quadrante de um meridiano terrestre, sendo hoje a medida padrão universal.
Légua: a légua imperial mede 4828,032 metros sendo utilizado o arredondamento de 5000 metros lineares, é esta a maior medida linear existente.
Milha marítima: tem 1852 metros, corresponde ao ângulo de um grau medido sobre o equador ou ao longo de um meridiano.
Nó: É igual á milha marítima, é definida para medir a velocidade.
Milha terrestre: símbolo (MI), são 1609,344 metros, no entanto é utilizada pela distância de 1000 metros, teve como base 1000 passos, variava portanto consoante a passada de cada pessoa.
Braça: 2,20 metros, medida de ponta a ponta de cada braço aberto dos dedos maiores das mãos.
Vara: 1,10 metros, valia 5 palmos de craveira (22cmx5).
Jarda: símbolo (YA), 3 pés ou seja 91,44 centímetros,