Sistema de Informações Gerenciais Integradas
Cap. 8 - Conquistando excelência Operacional e Intimidade com o Cliente: Aplicativos Integrados
1 – Sistema Integrado O Sistema Integrado, também pode ser conhecido como Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP), que tem como finalidade fundamentação em uma suíte de módulos de software integrados e um banco de dados central comum. Esse banco de dados coleta os dados das diferentes divisões e dos departamentos da empresa e de um grande número de processos de negócios centrais na áreas de produção e manufatura, finanças e contabilidade, vendas, marketing e recursos humanos, e torna-os disponíveis para aplicações utilizadas em praticamente todas as atividades internas da organização. O sistema pode ainda gerar dados referentes a toda a empresa para análises administrativas de lucratividade e custo por produto.
1.1 – Software Integrado
É desenvolvido em torno de milhares de processos de negócios predefinidos que refletem as melhores práticas. Ao implantar este tipo de software, as empresas têm selecionar as funções do sistema que desejam usar, e depois mapear seus processos de negócios de acordo com os processos predefinidos do software. Caso o software integrado não se adéqüe às operações empresariais, a empresa pode reescrever uma parte deste software segundo seus processos de negócio, ou seja, adequar o software para que possa gerar à empresa maior quantidade de informações. Entre os principais fornecedores de software integrados estão: SAP, Oracle-PeopleSoft e Infor Global Solution.
A implantação dos Sistemas Integrados nas organizações ajuda as empresas a responder rapidamente aos pedidos de clientes por informações ou produtos. O sistema integra dados de pedidos, produção e entrega, a área de produção produz apenas aquilo que os clientes já pediram comprar a quantidade exata de competentes ou matérias-primas para atender aos pedidos, planejar a produção e minimizar o tempo que os