Sistema de informações em saúde (SIAB)
Informações a Saúde
As informações referentes a saúde é disponibilizado para que possa servir de análises para a situação sanitária, tomar decisões baseada em evidências e elaborar programas voltados a saúde.No inicio as informações cobriam o número de mortalidade e sobreviventes, com o passar do tempo foi incorporado outros itens de informações relevantes a saúde.
SIAB
O SIAB foi implantado no Brasil em 1998, e o intuito é gerenciar os locais e conceituar os territórios, pois o problema sanitário é grande e com a nova organização do SUS, foi possível obter uma característica própria. (1)
A identificação do problema, a utilização da informação com mais agilidade; informação mais precisa colaborando para uma melhor ação e produção de equipamentos utilizados na área da saúde, entre outros, fazem parte das ações do SIAB. (1)
O Programa de Saúde da Família é um bom indicador ,pois ajuda na avaliação da saúde básica, o SIAB deixa muitas de suas informações disponíveis na internet, mesmo hoje em dia as reformulações continuam, para melhorar o atendimento a todos.(1) Dentro do SIAB, alguns procedimentos fazem parte como a importância do diagnóstico para uma população, os registro vitais como nascimentos e óbitos até a Classificação das doenças. (2) Sobre o Manual
O manual tem como objetivo produzir informações suficientes para que as tomadas de decisões sejam eficazes nas ações. (3)
Os instrumentos utilizados são os livros e impressos de registros, com norma definidas as atividades ficam mais ágeis como o registro dos eventos e recolher, apresentação e interpretação dos dados. (3)
Os procedimentos básicos necessários para a utilização do SIA são: definir os segmentos territoriais, definir as áreas de abrangência de cada equipe, identificar o modelo de atenção à saúde, identificar a unidade de saúde a qual a equipe está vinculada, definir as microáreas,cadastrar as famílias de cada microárea. (5)
Os