SISTEMA DE INFORMAÇÃO DA ATENÇÃO BÁSICA
Sistema de Informação Atenção Básica é um sistema desenvolvido pelo DATASUS em 1998, cujo objetivo centra-se em agregar, armazenar e processar as informações relacionadas à Atenção Básica (AB) usando como estratégia central a Estratégia de Saúde da Família (ESF).
É por meio das informações coletadas pelo SIAB que o Ministério da Saúde toma decisões de gestão da Atenção Básica em nível nacional. Entretanto, o SIAB não deve ser compreendido e utilizado somente para esse fim. Este sistema é parte necessária da estratégia de SF, pois contém os dados mínimos para o diagnóstico de saúde da comunidade, das intervenções realizadas pela equipe e os resultados sócio-sanitários alcançados. Dessa forma, todos os profissionais das Equipes de Atenção Básica (EAB) devem conhecer e utilizar o conjunto de dados estruturados pelo SIAB a fim de traçar estratégias, definir metas e identificar intervenções que se fizerem necessárias na atenção da população das suas respectivas áreas de cobertura, bem como avaliar o resultado do trabalho desenvolvido pela equipe.
As fichas que estruturam o trabalho das EAB e que produzem os dados que compõem o SIAB são utilizadas para realizar o Cadastramento, Acompanhamento Domiciliar e para o Registro de Atividades, Procedimentos e Notificações das pessoas adstritas nos territórios das EAB. Estas fichas são organizadas e preenchidas pelos próprios agentes comunitários de saúde conforme lista abaixo:
* Ficha para cadastramento das famílias (Ficha A);
* Ficha para acompanhamento (Fichas B);
* Ficha de gestantes (Ficha B-GES);
* Ficha de hipertensos (Ficha B-HA);
* Ficha de diabéticos (Ficha B-DIA);
* Ficha de pessoas com tuberculose (Ficha B-TB);
* Ficha de pessoas com hanseníase (Ficha B-HAN);
* Ficha para acompanhamento da criança – Ficha C (Cartão da Criança);
* Ficha para registro de atividades, procedimentos e notificações (Ficha