Sistema de Informação
É um pacote de ferramentas que integra todos os departamentos de uma empresa, fornecendo informações em tempo real das operações para a tomada de decisão. (Moraes. 2004)
Os sistemas ERP são pacotes de software comerciais que têm como premissa básica um banco de dados único e o objetivo de integração das operações de uma empresa, facilitando a busca a informações. (Cicero, 2008).
4.1.1 Módulos que compõem um ERP
Uma das principais características dos sistemas ERP, é justamente a sua modularidade, assim o cliente pode optar em adquirir apenas os módulos que irão resolver seus problemas. Os módulos de sistemas ERP disponíveis no mercado enquadram-se em diversas categorizações dentre eles os mais comuns são: Os módulos básicos, módulos específicos ou verticais e módulos customizados. (Cicero, 2008).
4.1.2 Módulos básicos
Segundo Cicero(2008) grande parte dos fornecedores de sistemas ERP comercializa seus produtos em um pacote com os módulos básicos para a gestão do negócio e, adicionalmente, oferece módulos complementares que podem ser adquiridos individualmente, em função dos interesses e das estratégias da empresa.
Todos eles são integrados, visando propiciar consistência e visibilidade para todas as atividades inerentes aos processos de negócio da organização. Os principais módulos básicos são:
Controladoria - Fluxo de custos e receitas da empresa, sendo uma ferramenta para tomada de decisões.
Finanças – Atividades financeiras (contas a pagar e receber, impostos etc.).
Planejamento de produção – Planejamento e controle de produções por encomenda, com variantes, também com o estoque.
Gerenciamento de materiais – O gerenciamento dos estoques reduz as tarefas de busca e manutenção de materiais.
Vendas e distribuição – Responsável por toda atividade associada a vendas, formação do preço, processamento de pedidos e entrega tempo hábil.
Recursos