sistema de informação
As redes sociais constituem um tema de maior atualidade sociológica para se compreender a complexidade da vida social,sobretudo nos tempos presentes em que a sociedade civil mundial exige resposta políticas locais e eficazes, para assegurar a ampliação dos direitos de gozo de cidadania . Promovendo políticas de inserção e participação social.
O crescimento das redes sociais no Brasil é cada vez mais evidente e as mesmas se propagam de forma assustadora. Todas elas se tornaram em grandes ferramentas – não só para os usuários fazerem amizades, mas também para reclamarem e protestarem contra situações que julgam errado. As redes sociais funcionam hoje em dia como uma espécie de “arma”.Seus principais papeis são de divulgação. Estamos vivenciando um período de muitas reivindicações e manifestos, mas esses fatos sociais só acontecem com a "proliferação" das informações para que a sociedade possa tomar conhecimento do que está acontecendo. Sucede, que a internet e as redes sociais como meio de comunicação tem o papel de incentivar, comunicar, apoiar, desconcordar(no caso dos que não são de acordo com os movimentos) e reivindicar. direitos, expor ideias ou simplesmente elogiar determinada ação.
Vale lembrar que mesmo com todas essas ferramentas disponíveis na internet, elas não devem ser as únicas fontes de manifestações.
Os primeiros protestos foram promovidos por manifestantes diretamente ou indiretamente vinculados ao Movimento Passe Livre e a questão do transporte público (ver post anterior). Após as primeiras manifestações e diante da postura dos governadores e prefeitos, da polícia e da grande mídia, que classificaram as ações como "atos de vandalismo" e os autores como "vândalos", o coletivo de manifestantes passou por uma transformação radical em sua composição interna. Mobilizados por uma insatisfação generalizada com a