SILENCIAR OS INOCENTES: MEDIDAS PUNITIVAS PARA RECUPERAÇÃO DE MENORES EM ESTABELECIMENTOS DISCIPLINARES MANTIDOS PELO ESTADO. ERTZOGUE, MARINA

926 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO
COLEGIADO DE PEDAGOGIA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DISCENTE: JAMINE DE JESUS SANTOS
DOCENTE: ANA MARIA FONTES
DISCIPLINA: HISTORIA DA EDUCAÇÃO
SÍNTESE DO TEXTO
MÉTODO AVALIATIVO

SILENCIAR OS INOCENTES: MEDIDAS PUNITIVAS PARA RECUPERAÇÃO DE MENORES EM ESTABELECIMENTOS DISCIPLINARES MANTIDOS PELO ESTADO.
ERTZOGUE, MARINA

Este artigo por meio das analises dos documentos do Arquivo do Serviço Social de Menores do Rio Grande do Sul, pretende estabelecer a relação existente entre a prática punitiva em estabelecimentos disciplinares do SESME, no período de 1945-1964. A punição tinha a função de domesticação e moralização da conduta do menor interno nas instituições de assistência mantidas pelo Estado.

Escola Profissional Padre Cacique- Unidade do SESME, intitulada Regulamento da disciplina, era um conjunto de regras para a manutenção da disciplina, tinha a função de catalogar os castigos e as circunstancias que deveriam ser aplicadas as punições, estas teoricamente estavam estabelecidas por um conjunto de regras pré-estabelecidas, o menor interno deveria ter conhecimento prévio das normas disciplinares. A Escola Profissional Padre Cacique, tinha a finalidade de formar mão de obra por meio do ensino técnico e profissionalizante.
No artigo foi descrito os motivos para as punições, as penalidades, alguns autores discordaram das punições, além de ter alguns pontos convergentes.
Casos de furto: Detenção do interno de 15 a 30 dias em quarto reservado e suspensão de participar de atividades de lazer por 60 dias.
Falta de Pontualidade: Escrever, repetitivamente, frases com a função de assimilação de regras e bom comportamento.
Atrasados – ausentes - faltosos iram para o livro de ocorrências e escreveram frases 500 vezes nas horas livres . L Riboulet discordava do método, considerava-o inútil.
Fumar em lugares proibidos: Deverão escrever 500 linhas com a frase ‘’não devo fumar

Relacionados