Daltonismo
BIOMEDICINA
ANATOMIA
SISTEMA ARTICULAR
Professora: Daniela Alves
Belo Horizonte - MG
2014
ANATOMIA
SISTEMA ARTICULAR
NATUREZA (Pedagógico avaliativo).
OBJETIVO (Firmar conhecimentos sobre estruturas anatômicas).
DICIPLINA (Anatomia)
Universidade José do Rosário Vellano
ORIENTAÇÃO (Profa. Daniela Alves)
Belo Horizonte - MG
2014
INTRODUÇÃO
O sistema articular é formado por estruturas responsáveis por unir um osso a outro. Estruturas estas, antigamente conhecidas como junturas, chamamos hoje de articulações. Espalhadas por todo o corpo, existem diferentes tipos de articulações que nos permite a possibilidade de realizar movimentos, uma vez que sem a presença dessas estruturas seria impossível realizar movimentos simples como o caminhar.
Veremos a seguir os diferentes tipos de articulações e suas características.
DEFINIÇÃO
O corpo humano é composto por vários sistemas, sendo um deles o sistema articular. Nosso corpo possui vários ossos independente, sendo necessário uma estrutura para liga-los (unir) uns aos outros. A estas estruturas, damos o nome de articulações. A união desses ossos não tem finalidade exclusiva de colocar ossos em contatos, mas também de permitir mobilidade e movimento ao corpo.
Embora apresentem consideráveis variações entre elas, as articulações possuem alguns aspectos funcionais e estruturais em comum, que nos permite classifica-las em três grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
ARTICULAÇÕES FIBROSAS
São articulações que apresentam tecido fibroso interposto entre os ossos, sendo a maioria delas encontradas no crânio. O grau de mobilidade delas é extremamente reduzida, embora o tecido interposto confira uma certa elasticidade ao crânio.
Há três tipos de articulações fibrosas:
1. Suturas: encontradas principalmente nos ossos do crânio, possuem menos tecido