Sistema de informação
Em inúmeros assuntos, principalmente os empresariais, se fala em "Sistemas". Essa palavra aparece definindo ou sumarizando situações.
Na década de 40, o biólogo alemão, Ludwig Von Bertalanffy, estudando organismos vivos observou que quaisquer tipos de organismos vivos pesquisados, embora diferentes entre si, mantinham sempre algumas características comuns, que sempre se encontravam presentes, quaisquer que fossem os organismos em estudo. Ele estendeu seu estudo a outros tipos de organismos e constatou que algumas características se mantinham, mesmo sendo organismos mecânicos, sociais, etc.
A mais importante dessas características, e a que se podia destacar, era a Identidade desses organismos, ou seja, o Objetivo que esse organismo atingia. Mesmo sendo composto de uma série de elementos, percebia-se, nesses organismos, a interação desses elementos com vistas a atingir um objetivo. Desses estudos e observações, Von Bertalanffy propôs a chamada Teoria Geral dos Sistemas, chamando Sistema a esses organismos, visando, portanto, a um objetivo.
1.1. Definição
Sistema é um conjunto de elementos independentes em interação, com vistas a atingir um objetivo".
Os elementos independentes que interagem são chamados de Subsistemas. Eles também são sistemas, pois podem ser formados por subsistemas menores que interagirão para se conseguir o objetivo daquele subsistema. Por sua vez, um sistema poderá ser um subsistema de um sistema global, se analisado em confronto com seu meio ambiente, e assim sucessivamente.
1.2. Ciclos de um Sistema
1.2.1. Criação
É a fase de desenvolvimento do sistema, onde, em função dos objetivos, estudam-se os elementos que irão compor o sistema, ou seja, suas partes. Os subsistemas são então desenvolvidos, testados individualmente e em conjunto e, o sistema é implantado.
1.2.2. Evolução
Etapa da manutenção do sistema para que ele consiga acompanhar o meio que o cerca e que também evolui.
Empregam-se novas