Planejamento estrategico
Após a 2a Guerra Mundial o conceito de Plano Estratégico começa a ganhar força
Nesta época, era um instrumento para definir oportunidades, objetivos e ações a longo prazo
Atualmente, consiste numa forma de organizar-se para enfrentar as mudanças e realocar recursos básicos da empresa
Distribuir os recursos, visando mais eficiência operacional e competitiva
Encontrar formas de conduzir os negócios e melhorar a performance da empresa
O Mundo em Mutação
O planejamento estratégico pode ser entendido como um processo que estimula o pensamento das pessoas sobre o futuro de forma lógica, racional e sistemática, obrigando as empresas a focarem nos seus objetivos.Obviamente para elaborarmos um plano estratégico devemos saber quem somos, de que recursos financeiros, humanos e tecnológicos e para onde queremos ir.
| | |
É óbvio que um plano feito para uma pequena empresa vai ser totalmente diferente de um outro elaborado para uma média ou grande empresa.
Um projeto de marketing nada mais é do que um relatório onde é formalizado, de forma resumida, o planejamento de marketing para cada objetivo, que pode variar de um único produto a uma linha completa.
A elaboração de um projeto de marketing envolve muitos detalhes, o que torna a atividade de planejamento a mais importante para um profissional de marketing; pois ele precisa reduzir riscos e incertezas associadas a esses detalhes.
O mundo atual está em constante evolução; por esse motivo, o planejamento é um processo contínuo, que deve permitir que a empresa tome decisões precisas rapidamente, evitando desperdícios de recursos, esquecimentos e improvisações. A complexidade da economia não permite devaneios.
Criatividade e capacidade de inovar é um fator muito importante para o sucesso; mas, como disse Einstein: “o único lugar que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”; portanto não percamos o foco que para sermos bem sucedidos 10% é inspiração e 90% é transpiração.