Sistema de informação
Industrialização clássica 1900 a 1950 – estrutura organizacional predominante era burocrática, funcional, piramidal, centralizadora, rígida e inflexível.
Industrialização neoclássica 1950 a 1990 – estrutura mista, com ênfase na departamentalização por produtos ou serviços.
Informação após 1990 – estrutura fluida, ágil e flexível e totalmente descentralizadora, ambiente organizacional lida com turbulências constantes devido às grandes e intensas mudanças. É portanto mutável e imprevisível.
Cenário Atual
Ambiente complexo e extremamente competitivo
Funcionários agregar valor pelo que sabem e pelas informações que podem fornecer
Empresas investem, gerenciam e exploram esse conhecimento.
O processo de BSC é um trabalho de equipe da alta administração
Primeiro: traduzir a estratégia em objetivos estratégicos específicos;
Segundo: estabelecer metas financeiras;
Terceiro: deixar claro o segmento de cliente e de mercado a que está competindo;
Quarto: identificar objetivos e medidas para seus processos internos que é a principal inovação e benefício do scorecard.
Finalmente, as metas de aprendizado e crescimento, expõem os motivos para investimentos na reciclagem de funcionários, na tecnologia disponível e nos sistemas de informações gerenciais que vão produzir inovações e melhorias significativas para os processos internos.
Implantando a Cultura do BSC
Meio interno de comunicação para levar a idéia do balanced scorecard a toda força de trabalho. O BSC deve ser falado diariamente.
Mesmo sendo um trabalho top down deve haver o envolvimento de todos para conhecerem os objetivos críticos que devem ser alcançados.
A partir do momento em que todos os funcionários compreendem os objetivos e medidas de alto nível, eles se tornam capazes de estabelecer metas locais que apóiem a estratégia global da organização.
Incentiva o diálogo entre os setores, gerentes e diretores em relação a objetivos