Sistema de Informação
A princípio, as informações, de uma maneira geral, eram catalisadas com o uso do computador sem a preocupação de haver ou não redundância de tais informações. Por isso, era comum nas empresas, existirem diversos arquivos com informações repetidas, o que dificultava ao usuário a sua atualização.
Praticamente, o que ocorria na informatização de grande parte das empresas, era transferir operações manuais para os computadores sem se preocupar com a racionalização e administração de tais informações.
O gerenciamento dessas informações não tinha grande importância, pois a necessidade de se obtê-las era o primordial no processo.
Entretanto, com a nova filosofia empresarial embasada na performance dos processos administrativos e produtivos, bem como na qualidade e eficácia dos serviços executados, as atividades relacionadas a processamento de dados, sobremaneira o gerenciamento de informações, estão ganhando o seu espaço merecido.
As informações mais confiáveis e mais rápidas servem como base para tomadas de decisões a todo instante nas empresas de uma forma geral. Evidentemente, para se tomar decisões corretas, é indispensável se trabalhar com dados e informações o mais atualizado possível.
Com tudo isso o computador tornou-se uma poderosa ferramenta de trabalho nas mãos da maioria dos profissionais de toda e qualquer área de atuação, seja engenharia, seja administração ou outra qualquer.
Portanto, atualmente, é impossível mesmo imaginar o desenvolvimento de qualquer organização sem a presença do computador.
DEFINIÇÃO
Sistemas de informação, segundo Rezende (2003) é todo sistema, usando ou não os recursos da tecnologia da informação, que manipula e gera informações. Informação é todo dado trabalhado, tratado, útil, com valor significativo atribuído ou agregado a ele e com um sentido natural e lógico para quem usa a informação. O dado é entendido como um elemento da informação, podendo ser um conjunto de letras, números ou dígitos, que