Sistema de informação
Stefany Carneiro Araújo
RESUMO
O presente estudo tem como objetivo apresentar considerações relevantes acerca da gestão financeira e de sua importância como instrumento da estratégia organizacional, independentemente do tamanho e do segmento de atuação. A metodologia aplicada no estudo foi a bibliográfica onde apresentou-se considerações básicas relativas a planejamento estratégico, gestão de processos e qualidade, estratégia em recursos humanos e gestão de conhecimento apoiadas em autores que versam sobre o assunto. Após o desenvolvimento do presente artigo observou-se que O profissional de qualquer empresa está, a cada dia, mais pressionado por resultados, em ambientes altamente competitivos e em permanente transformação. Com base nisso, as organizações vêm exigindo novas competências profissionais, tanto técnicas quanto gerencias e comportamentais, para enfrentar cenários de negócio jamais imaginados.
Palavras-chave: Gestão Financeira. Estratégia Organizacional. Planejamento Estratégico.
1 INTRODUÇÃO
A atuação da gestão financeira na empresa tem seus objetivos conquistados a cada dia e a medida que vai acontecendo torna-se cada vez mais complexos, pois, essa área da administração trabalha com a eficiência e eficácia dentro de todos os setores da empresa funcionando como um fator controlador para que a empresa mantenha-se ativa no mercado e assim garantir a competitividade.
Para a garantia dessa competitividade a empresa precisa de estratégias, um modelo de gestão, uma estrutura organizacional, um processo de planejamento e controle e um sistema de informações, que se inter-relacionam buscando atingir a eficácia.
A partir dessas considerações justifica-se a motivação e curiosidade para a realização desse estudo visto que esta pesquisa apresenta-se como primordial, considerando o atual contexto, no qual a concorrência é acirrada e, por isso, o planejamento financeiro torna-se necessário, na medida em