Sistema de informação
A importância dos Sistemas de Informações na contabilidade atual
Pode-se afirmar que hoje estamos na era da informática, onde tudo tornou-se rápido devido a internet e fácil graças aos sistemas e programas modernos.
Na esfera empresarial não é diferente, hoje se faz necessário novas tecnologias tanto na área operacional quanto na área gerencial, diante de tantas inovações, as empresas têm exigido cada vez mais especialização dos profissionais.
A contabilidade tem como objetivo principal, gerar informações que serão utilizados na tomada de decisão pelos stakeholders, frente a este cenário as empresas precisam cada vez mais dos Sistemas de Informações.
Os Sistemas de Informação são aqueles que coletam dados e armazenam os dados que passam por tratamento e se transformam em informação.
Ao analisarmos a linha do tempo da contabilidade, em meados de 1494 o Frei Lucca Paccioli publica: Tractatus de Computis et Scripturis (Contabilidade por Partidas Dobradas), nesta época a contabilidade não visava transmitir as informações a todos e sim ao proprietário da empresa e não se tinha a idéia de período contábil, voltando um pouco menos na linha do tempo, em torno de 30 a 35 anos atrás na década de 70, aqui no Brasil, a contabilidade era registrada em fichas contábeis que eram datilogradas e depois de registrada as informações estas fichas eram colocadas em placas de gelatina para que o conteúdo fosse transferido para os devidos livros contábeis. Por fim temos a contabilidade de hoje, onde utilizamos as facilidades que o mundo globalizado e moderno nos oferece, fazemos uso de computadores, planilhas eletrônicas e os importantíssimos Sistemas de Informações Contábeis.
Vejamos um dos Sistemas mais utilizados, que é O ERP (Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais), este sistema é modular é integra todas as informações em um banco de dados comum. Esse banco de dados armazena dados de diversas áreas da empresas desde a