Sistema de Informação - Governo Eletrônico
Diante da evolução tecnológica da era do conhecimento e da informação, um governo deve encontrar meios de agilizar ou desenvolver tecnologias em prol da melhoria da gestão pública e da qualidade de vida do cidadão. Ou seja, deve servir de canal de conhecimento, informação e comunicação entre o Estado e a sociedade.
Apesar do avanço do uso da Internet ainda ser expressivo graças à redução de aquisição dos computadores, da contínua redução dos insumos tecnológicos, da promoção de computadores de baixo custo e impostos incidentes sobre esses equipamentos, há ainda uma distância dos internautas, indivíduos, organizações e do governo denominada crise do governo eletrônico, onde uma das mais sérias dificuldades encontradas é a exclusão digital que o país enfrenta.
O Brasil por meio do Governo Eletrônico não vem cumprindo o seu papel plenamente pois não tem sido capaz de se tornar efetivamente um canal eficiente e eficaz de comunicação entre a administração pública e seus usuários.
O foco do governo tem sido mais nas melhorias dos processos internos não dando a importância necessária no alcance de melhores resultados de inovação tecnológica, participação, transparência, construção de uma sociedade mais justa e geração de emprego para a população.
Um governo eletrônico com potencial democrático deve agir com muita vontade em suas políticas para mover tecnologicamente a prestação de serviços públicos.
Do contrário, perante um governo eletrônico ineficaz e moroso, essa população prefere buscar mais os serviços públicos em contato pessoal do que eletronicamente.
É preciso investir em sistemas de informação para atender as necessidades de suas demandas, de forma a facilitar a interação e os processos para o desenvolvimento de uma sociedade em rede, diminuindo assim a distância entre e-gov e população.