Sistema de informação gerencial
CEUNSP
Prof.Bueno 2012 2° Semestre - 2° bimestre
Aulas : 33 a 40 Pg.: 73 a 85 ( 658.403 – O48s)
Fases do Desenvolvimento e Implementação doSIG :
-A realidade das Empresas pode ser resumida em crescentes níveis de :
1. turbulência ambiental
2. de elevada posição competitiva geral
3. pressão sobre a rentabilidade
4. lucratividade
5. produtividade,
6. necessidade de informações mais depuradas.
- O item 6 é o de mais fácil solução, porém é um dos que mais incomoda os executivos das empresas. Isto se deve pelo fato de que a eficácia empresarial está sendo seriamente prejudicada por sistemas que, simplesmente, produzem enorme quantidade de dados e informações que não são devidamente aproveitadas e trabalhadas revertidas para os objetivos da Empresa.
- Já é sabido que muitos Empresários e Executivos começam a se manifestar em relação aos sistemas de informações atuais. Alguns dizeres colhidos destes Executivos :
a. Nós não conseguimos mais interpretar as informações que recebemos. b. Nós nos frutamos por sistemas que fornecem dados financeiros em excesso, dados não trabalhados, dados operacionais irrelevantes e nenhum dado sobre o Ambiente da Empresa.
-Visando evitar problemas como os citados acima, as empresas precisam identificar suas necessidade as quais estão levando a desenvolver e implantar um SIG.
- Levando em conta as necessidades básicas da Empresa o SIG poderá ser classificado da seguinte forma :
I. SIG defensivo, que é orientado para a obtenção de informações destinadas a evitar surpresas desagradáveis para a empresa. Portanto, esse SIG não está procurando puxar a empresa para a frente;
II. SIG inativo, que é orientado para a obtenção de parâmetros de avaliação do desempenho da empresa. Esse SIG pode ser considerado mais de nível tático-operacional do que de nível estratégico;
III.