Sistema de informação de balcões
2 Índice de Tabelas e Imagens
3 Introdução “O conjunto de dados, regras, procedimentos e relacionamentos que precisam ser seguidos para agregar valor ou alcançar os resultados adequados constitui a base do conhecimento”
(Stair e Reynolds, 2002:5).
A informação e os procedimentos, existentes nos balcões de acolhimento e serviço pós venda, encontram-se desagregados e dispersos. Estes fatos levantam elevados problemas de eficiência, assim como, potenciais riscos de quebra e percas financeiras resultantes da mesma.
Pretende-se portanto dar solução a este problema através da criação de um portal (do tipo CMS) onde se irá centralizar toda a informação e procedimentos relativos aos balcões existentes.
Iremos entrevistar e observar os colaboradores dos balcões no seu dia-a-dia por forma a identificarmos as principais prioridades na gestão da informação e nas metodologias de tratamento da mesma. Para além deste recurso, iremos realizar “mockups” do portal e discutir os mesmos com os principais intervenientes e utilizadores.
Pretende-se o cumprimento integral de todos os princípios básicos de design e qualidade de uso, respeitando, desta forma os princípios adjacentes à unidade curricular de interação homem máquina. Por fim iremos dispor de um período de “beta testing” com feedback e correção de “bugs”.
Nesta primeira fase pretende-se uma formalização da planificação de todo o projeto de interação homem máquina, para tal efetuaremos uma descrição detalhada do problema e dos objetivos do projeto, passando pela justificação da necessidade da criação do portal, e terminando nos objetivos mais específicos das principais funcionalidades. Apresentaremos detalhadamente as especificações e as necessidades de recursos, tanto de hardware como de software e humanas, bem como as restrições e limitações técnicas e temporais.
Abordaremos ainda as metodologias. Onde iremos apresentar o mapa do portal e finalmente a prototipagem