Sistema de gestão ambiental
É uma estrutura organizacional que permite à empresa avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades, produtos ou serviços. São seis os elementos importantes de um SGA:
▪ 1. Política ambiental, na qual a empresa estabelece suas metas e compromissos com seu desempenho ambiental; ▪ 2. Planejamento, no qual a empresa analisa o impacto ambiental de suas atividades; ▪ 3. Implementação e operação, que são desenvolvimento e a execução de ações para atingir as metas e os objetivos ambientais. ▪ 4. Monitoramento e correção das ações, que implica o monitoramento e a utilização de indicadores que asseguram que as metas e o objetivos estão sendo atingidos; ▪ 5. Revisão gerencial, na qual o SGA é revisado pelo comando superior da empresa, a fim de assegurar sua probabilidade, adequação e efetividade; ▪ 6. Melhoria contínua. O Sistema de Gestão Ambiental é o conjunto de diretrizes adaptadas para a implementação de uma política ambiental numa determinada empresa ou unidade produtiva que especifica competências, comportamentos, procedimentos e exigências a fim de avaliar e controlar os impactos ambientais de suas atividades.
Sistema de Gestão, sob o ponto de vista empresarial, significa um modelo operacional que uma determinada organização adota para geri-la, não importando neste caso o seu porte ou seguimento. Toda e qualquer empresa deve possuir um sistema de gestão, pois, do contrário, teria a sua própria existência comprometida.
A importância dos recursos naturais é fundamental para a sobrevivência humana, principalmente ao considerar que, apesar de todo o desenvolvimento tecnológico até aqui alcançado, ainda não existem condições que possibilitem a substituição dos elementos fornecidos pela natureza.
Ao implementar um Sistema de Gestão Ambiental - SGA como forma de
gerenciamento das atividade organizacionais, deve-se lembrar que o compromisso passa a ser permanente, pois