Sistema de Gestão Ambiental
Executado por: Camila Albuquerque do Couto Euro Caetano Fernanda Carvalho Gabriel Duarte Nayla Isabel
Orientado por: J.G.S
1º Período – Engenharia Ambiental – Manhã
INTRODUÇÃO
Atualmente a humanidade sente as conseqüências de centenas de anos de consumo e exploração desenfreada e irresponsável dos recursos naturais, na forma de aquecimento global, pobreza, poluição, perda de habitats, perda de solos férteis e outros desastres ecológicos. Segundo CAPRA, (1993) estamos diante de uma crise complexa e multidimensional em escala nunca visto antes. Estamos diante da séria ameaça do declínio de nossa civilização que pode culminar na extinção da espécie humana.
Porém cresce em nível mundial o número de pessoas que se sentem responsáveis pela atual crise ambiental e que de alguma forma, estão dispostas a viverem novas formas de se consumir, pautadas principalmente na responsabilidade social, econômica e ambiental. Esse perfil de consumidores mais novos mecanismos de empréstimos, licenças para operação, exigem cada vez mais das empresas, práticas efetivas de responsabilidade Sócio-Ambiental. Vindo de encontro a este cenário, um número crescente de organizações e empresas de diversos setores tem adotado objetivos condizentes à essa realidade afim de gerarem menos impactos mas principalmente se adequarem às novas exigências mercadológicas (CAMPOS e LEMOS, 2008).
Nesse contexto, mecanismos como selos verdes e Normas, como a Série ISO 14000, apresentam propriedades desejáveis, não somente para maior economia e adequação ambiental ao empreendimento, mas também a também para a conquista de uma imagem ambiental positivo junto aos consumidores (NICOLELLA, 2004).
Em se tratando de rede hoteleira, a adoção de um SGA – Sistema de Gestão Ambiental, especialmente o que atenda a ISO 14000, o processo para a implementação deve ser conduzido com base às questões referentes nas