Sistema de gestão ambiental
Aplicação em uma empresa de prestação de serviços logísticos
Alan Henrique Takao RA: 8807201
Gabriela Santos Fonseca RA: 1099578752
Patrícia Valéria dos Santos Gomes RA: 1099582346
Professora: Ana Flávia
Engenharia Produção Mecânica – 10º Semestre
RESUMO
O crescimento econômico que está diretamente ligado a noção de progresso social e evolução cultural acabam por incentivar o uso inconseqüente dos recursos naturais, de forma intensa e muitas vezes, irreversível. Devido à fatores como estes, as organizações já entenderam o compromisso, visando também uma segurança para os negócios, o que leva as mesmas a adotarem sistemas de gestão ambiental.
O presente trabalho tem como objetivo identificar ações conformes e não conformes dentro de uma determinada organização, para que, de tal modo o Sistema de Gestão Ambiental seja implementado.
1. Introdução
As organizações atentam para a necessidade de adaptações de sua gestão e de seu processo produtivo para que estes:
* agridam menos o meio ambiente, * produzam menos resíduos, * tragam benefícios ao seu consumidor, * melhore a imagem da empresa perante a sociedade * aumente os lucros.
Com essas ações, as empresas colaboram para a sustentabilidade do meio ambiente, e paralelamente visam atender as necessidades dos consumidores atuais sem comprometer o ambiente para gerações futuras.
A rápida consolidação da tendência de mobilização da sociedade em torno de questões relacionadas com a qualidade do meio ambiente nas últimas décadas foi evidente. A sociedade tenta impor às empresas um comportamento ambiental correto através de leis e normas, cujo cumprimento é verificado pelos órgãos de controle ambiental.
O final da década de 90 marca a transição da questão ambiental para as empresas, que deixa de ser um “tema de segundo plano” para se incorporar ao seu gerenciamento, visando sua credibilidade junto à sociedade através da qualidade e