Sistema de Gest o de Seguran a e Sa de do Trabalho
Saude do Trabalho
O maior desafio que um técnico em segurança do trabalho tem é estar entre a sua função e a gestão da empresa.
Há casos que a gestão de uma empresa permite que o TST faça de fato o seu papel, dando o suporte para o SGSST. Mas em muitas empresas isso não acontece ,o TST está lá por que a lei manda.
Em um dos artigos foi mostrado a pesquisa em 2 empresas do mesmo segmento o de bateria automotiva, onde foi mostrado o projeto de SGSST, onde é citado alguns fatores como comprometimento da empresa, comunicação interna, medidas preventivas entre outros. Os dois são bem semelhantes, porém com diferenças importantes.
Mas a pesquisa mostra que o TST enfrenta os mesmos problemas, que é a fata de colaboração dos funcionários, pois um funcionário antigo na empresa tem a sua alta confiança naquilo que ele faz, e ele não aceita que outra pessoa venha ditar o que ele tem que fazer ou a maneira que tem que ser feita. Outras dificuldades encontradas são, baixo índice de escolaridade, rotatividade de funcionários terceirizados ,falta de comunicação interna, entre outros.
Por tanto para que haja sucesso de um SGSST, é fundamental a parceria de todos, tanto para os gestores, como os funcionários, por que a função do TST é de uma formiga, trabalhando com a conscientização, fazendo a gestão entender qual é a real função do TST, e os funcionários a nos ver como aliados deles também.
Nos como técnicos em segurança do trabalho temos que saber nos impor diante de ambos os problemas e diferentes níveis hierárquicos, aprendendo a trabalhar com ferramentas que nos são concedidas, mostrando que fazemos o melhor, e o por que somos fundamentais.
Por que afinal não é fácil “Orar para deus, e trabalhar para o diabo”!