O Jazz
Por Thiago Augusto — Sexta, 7 de julho de 2006
O Jazz, que no início se soletrava jass é, sem sombra de dúvida, o estilo musical que mais acompanhou as grandes evoluções e transformações culturais do século XX nos Estados Unidos e em boa parte do mundo ocidental.
Origem
Nascido na virado dos anos 1900, o Jazz resulta, basicamente, do encontro da música de origem africana, trazida pelos escravos, com a tradição musical européia, também transplantada para o Novo Mundo. Trata-se de uma música resultante do encontro de duas vertentes musicais que migraram por contingências históricas, ou seja, sofreram uma miscigenação.
Em suas primeiras formações, as bandas que no futuro originariam os grupos de Jazz pautavam-se pela improvisação. O líder da banda pegava “de ouvido” temas de música erudita européia, marchas, canções populares, entre outras. Dái solava improvisadamente, e os outros componentes da orquestra tentavam acompanhar, também de improviso, e cada qual à sua maneira. Esse espírito de improvisação coletiva marcaria para sempre a essência do jazz, assim como a tendência dessa música a incorporar outros ritmos.
Assim improviso é marca registrada dessa música, desde a origem. Como os negros eram em sua imensa maioria analfabetos e ocupavam as funções menos prestigiadas na sociedade norte-americana, não tinham, portanto, acesso a uma formação musical formal e sistemática. Assim, por não saberem ler partitura musical, habilidade que só a elite branca tinha acesso, apelavam para o improviso.
Evolução
Antes do jazz, a música para dançar era de origem européia, bastante formal e com regras claras para o contato entre os pares. A chegada do novo estilo, que trazia o caráter lascivo das danças coladas de cabaré, causou grande furor na imprensa conservadora e escandalizou os membros da sociedade americana que já contavam mais de 30 anos. Por outro lado, foi justamente esse um dos motivos que fez o jazz, desde que executado por músicos