Sistema de ficheiro
Introdução 3
Objectivos 3
Metodologias 3
Ficheiro ou Arquivo 4
Sistema de ficheiros 4
A função de um sistema de ficheiro 4
Constituição de um sistema de ficheiros 5
Atributos de um ficheiro ou arquivo 5
Elementos de Informação 6
Tipos de sistema de ficheiros 7
Forma de acesso aos registos. 9
Operações básicas de um sistema de ficheiro ou arquivo 10
Classificação dos sistemas de ficheiros 11
Conclusão 15
Bibliografia 16
Introdução
Desde o início da computação houve a necessidade de guardar arquivos, dados, programas e etc. Hoje em dia, esses arquivos são parte importante da computação, são armazenados e recuperados facilmente graças à Gerência de Arquivos. Essa ferramenta faz exactamente o que foi citado anteriormente, armazena os arquivos em um dispositivo não-volátil, para que as informações continuem a existir após o desligamento do computador através de um sistema de ficheiros.
O conceito de arquivo diz que este é um conjunto de informações armazenado em um dispositivo de armazenamento não-volátil e é bastante versátil, já que pode conter desde um simples texto em ASCII com alguns bytes de tamanho, até um vídeo com vários Gigas de tamanho.
Os dispositivos de armazenamento são organizados em hierarquias chamadas Directórios. A organização física e lógica dos arquivos e directórios em um dispositivo é chamada de Sistema de ficheiros.
Objectivos
Geral
Falar dos sistemas de ficheiros.
Específicos
Descrever o funcionamento dos sistemas de ficheiros;
Explicar o funcionamento dos sistemas ficheiros.
Metodologias
Sendo este um trabalho cientifico usou-se a seguinte metodologia: internet e manuais achados convenientes para a obtenção do estudo dos temas em pesquisa. Quanto a abordagem desta pesquisa é descritiva ilustrativa, e os resultados foram alcançados através de uma pesquisa bibliográfica.
Ficheiro ou Arquivo
Conjunto de dados persistentes, geralmente relacionados, identificado por um nome. (SILVA, Mário Gomes 2003).
Sistema de ficheiros
É a