Sistemas de Ficheiros
Sistema de ficheiros é a forma de organização de dados num qualquer tipo de meio de armazenamento de dados em massa frequentemente feito em discos magnéticos. Sabendo interpretar o sistema de arquivos de um determinado disco, o sistema operacional pode decodificar os dados armazenados e lê-los ou gravá-los.
Tal organização assemelha-se a uma biblioteca escolar. O bibliotecário organiza os livros conforme um padrão, cuja busca, convenientemente, pretende deixar mais fácil, sem ocupar muitas prateleiras e assegurando a ordenação deste. Ainda, certamente, organiza os livros segundo as suas características (assunto, etc...).Depois de organizados, ou durante a organização, o bibliotecário cria uma lista com todos os livros da biblioteca, com os seus assuntos, localizações e códigos respetivos.
Aplicando a analogia à informática, o sistema operacional seria o bibliotecário da "biblioteca de dados" do computador, o disco de armazenamento. Exatamente igual à organização de uma biblioteca, o sistema operacional guarda os dados nos espaços vazios do disco. Sabendo a posição do arquivo a ser aberto/gravado, o sistema operacional solicita a leitura desta, descodifica/codifica e realiza a abertura/gravação do dado.
Um sistema de ficheiro é assim: uma forma de criar uma estrutura lógica de acesso a dados numa partição. Sendo assim, também é importante referir que nunca poderá ter dois ou mais tipos de sistemas de ficheiros (formatos) numa mesma partição.
Os sistemas de ficheiros são constituídos por unidades chamadas de Clusters.
-O que é um Cluster:
Cluster é a menor unidade de gravação de ficheiros reconhecida pelo sistema operativo. Cada Cluster tem um endereço único, através do endereço conseguimos saber onde está localizado o ficheiro.
-Sistemas de ficheiros mais conhecidos.
Apple Macintosh
HFS,
HFS+
UNIX (FreeBSD, OpenBSD, Linux, Solaris, Red Hat, Android, etc.)
UFS,
Ext,