Sistema de custos em pequenas empresas
1
SISTEMA DE CUSTOS PARA PEQUENAS EMPRESAS INDUSTRIAIS
João Vicente de Moraes
Este trabalho define um sistema de custos para pequenas empresas industriais, o qual permite identificar o custo, resultado e margem de contribuição por produto e o ponto de equilíbrio. O sistema não exige grandes investimentos para sua implantação em termos de pessoal e equipamentos e é de fácil operacionalização, fornecendo resultados a curto prazo. Os significativos resultados obtidos a curto prazo com a aplicação do sistema deveram-se à utilização do método do custo padrão e o princípio do custeio variável, que levaram a aplicação da margem de contribuição na formação do preço de venda. A formação do preço de venda com base na margem de contribuição, poderá ser decisivo para a empresa, na conquista de clientes.
Palavras-chave: Cálculo do custo, margem de contribuição e resultado por produto e total.
1. OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é propor um sistema de custos aplicável a pequenas empresas industriais. São objetivos específicos deste trabalho: 1) Determinar que informações de custos são importantes para a gestão de pequenas empresas industriais. 2) Criar um sistema que integre as informações julgadas relevantes.
1.1 JUSTIFICATIVA DO TEMA Embora as micros e pequenas empresas tenham significativa importância na economia mundial, praticamente inexiste apoio técnico gerencial, no Brasil conta apenas com apoio do SEBRAE e SENAI, que é o que mais este tipo de empresa precisa para cumprir com eficiência o papel tão importante que tem principalmente na área social. Este trabalho se justifica pelo fato de disponibilizar para as pequenas empresas industriais, um modelo de sistema de custos.
III Seminário do Centro de Ciências Sociais Aplicadas Cascavel – 18 a 22 de Outubro de 2004
2
Para Demori (1991:36), “a formação e o desenvolvimento destas empresas