Sistema de classificação dos seres vivos
Prof.:Henrique Samuel Paiva Villas Boas www.samukavilasboas.spaces.live.com Linnaeus (1707 - 1778): "Se agrupássemos corretamente os seres vivos de acordo com suas semelhanças, poderíamos perceber a ordem divina da criação e talvez outros segredos do criador."
Objeto: biodiversidade Definições:
– (1) Sistemática propriamente dita
• O estudo científico dos organismos em sua diversidade, de sua evolução no tempo e no espaço e classificações traduzindo suas relações mútuas ( Dubois, Boujet, Hideux, 1984)
– (2) Taxinomia ou Taxonomia
• Parte da Sistemática que se ocupa das regras e dos princípios a serem usados para comunicar os resultados da análise sistemática.
– (3) Biodiversidade
• Variedade da vida no planeta Terra, incluindo diversidade de genes das espécies, diversidade dos processos nas espécies, diversidade das espécies nos ecossistemas e diversidade dos ecossistemas na biosfera.
Metas da Sistemática:
1. Buscar descrever a diversidade 2. Tentar encontrar algum tipo de ordem subjacente à diversidade - Primórdios da cultura: busca intuitiva; base semelhança geral entre os organismos - A partir do século XIX: conceito de ancestralidade (elemento de ordenação)
3. Compreender os processos responsáveis pela origem da diversidade - Final do século XVIII, início do século XIX: as espécies não são entidades fixas.
História da Sistemática
O primeiro sistema de classificação foi o de Aristóteles no século IV a.C., que ordenou os animais pelo tipo de reprodução e por terem ou não sangue vermelho. O seu discípulo Teofrasto classificou as plantas por seu uso e forma de cultivo.
Carl von Linnaeus no século XVIII
Um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binominal e da classificação científica, sendo considerado 'pai da taxonomia moderna'. A Taxonomia de Lineu é extensamente usada nas ciências biológicas. “Systema Naturae”
Espécie
Conceito de espécie: