Sistemática
S ISTEMÁTICA DOS SERES VIVOS
A Sistemática é a área do conhecimento biológico que se ocupa do estudo das relações evolutivas dos diferentes grupos de seres vivos ao longo do tempo e do agrupamento e classificação dos seres vivos. Tem como objectivo a criação de sistemas de classificação que não se limitem a agrupar os seres vivos actuais, mas que reflictam a evolução sofrida por esses grupos ao longo do tempo. O ramo da Sistemática que se ocupa da classificação dos seres vivos e da nomenclatura designa-se por Taxonomia.
Evolução dos Sistemas de classificação
Sistem as de classificações práticos!
As primeiras classificações feitas pelo Homem tinham um carácter prático, que se ajustavam às necessidades específicas de quem as utilizava. Ainda hoje em dia distinguimos os animais domésticos dos animais selvagens, por exemplo. Estes sistemas são designados de sistemas de classificação práticos e, por vezes, carecem de base científica, sendo meros instrumentos de sistematização utilitária.
Sistem as de classificação racionais: Horizontais!
Os sistemas que utilizam características morfológicas ou fisiológicas dos seres vivos representam sistemas de classificação racionais. Estas classificações, por não considerarem a evolução dos organismos nem o factor tempo que lhes está associado, são classificações horizontais (carácter estático). Estas também podem ser chamadas de fenéticas, pois são baseadas nas semelhanças ou diferenças fenotípicas entre os organismos. Estes podem dividir-se em sistemas de classificação artificiais e sistemas de classificação naturais. Sistemas de classificação artificiais: • propostos pela primeira vez por Aristóteles; • baseavam-se num reduzido número de características; • formavam grupos muito heterogéneos, pois englobavam organismos que diferem em muitas outras características para além das consideradas; • caracterizaram o período pré-lineano das classificações. Sistemas de classificação naturais: