Sistema de Bombeamento Hidráulico Predial
GUILHERME RAMOS
SISTEMA DE BOMBEAMENTO DE ÁGUA
Visita técnica
Canoas
2013
GUILHERME RAMOS
SISTEMA DE BOMBEAMENTO DE ÁGUA
Visita técnica
Visita a uma estação de bombeamento com o objetivo de observar seus equipamentos, bem como as características hidráulicas e funções dos mesmos no sistema.
Canoas
2013
INDRODUÇÃO
O sistema estudado trata-se de um sistema predial de abastecimento indireto com bombeamento. O mesmo é classificado como indireto pois primeiramente é alimentado um reservatório inferior e depois, através de uma bomba hidráulica, o reservatório superior é preenchido pela água para depois distribuir a mesma para as unidades do condomínio.
Para que o funcionamento do sistema seja possível, é preciso fazer um estudo considerado o Consumo Diário (CD) do condomínio e assim dimensionar os reservatórios. Através do CD é possível fazer uma estimativa da vazão necessária para as instalações e dimensionar o conjunto moto-bomba.
DESENHO ESQUEMÁTICO DO SISTEMA
BOMBA
a) Função:
A bomba hidráulica tem a função adicionar energia para movimentar o líquido.
No caso do sistema analisado, a mesma trabalha afogada pois está abaixo do nível do reservatório inferior, e transporta a água deste reservatório para o superior através de seu funcionamento que é acionado a partir de um motor elétrico.
b) Características:
Devido à altura manométrica de aproximadamente 12 mca do sistema, foi utilizada uma bomba com as seguintes características:
Potência: 1 Cv
Acabamento: Em ferro fundido com rotor fechado
Acionamento: Ar comprimido
A vazão da mesma não estava estabelecida na bomba e não foi possível encontrar o modelo no catálogo da empresa. Sendo assim necessário encontrar o valor através da seguinte fórmula:
ܲ=
ఊ . ொ . ு
ହ . ఎ
P= potência do motor em CV;
Qr= vazão de recalque, em m³/s;
Hman= altura manométrica, em m.
ߟ= rendimento da bomba
3
γ= peso específico