Sistema de auditoria
A auditoria de sistemas é de suma importância pelo fato de poder estar atentos a todas as áreas dentro de uma entidade, controlando e assim tendo total controle de todos os processos que possam influenciar a gestão , garantindo a qualidade da empresa, deixando o sistema com mais qualidade e possibilitando uma forma de administração mais uniforme entre todas as pessoas envolvidas dentro da entidade. As possíveis dificuldades encontradas são a de defasagem tecnológica, falta de profissionais capacitados, falta de cultura dentro da empresa e tecnologia variada e abrangente.
As etapas de atuação do auditor de sistemas começam na compreensão do ambiente onde primeiramente vai analisar o local onde se vai ser trabalhado, assim podendo captar as situações mais sensíveis daquela empresa, vai depois disso elaborar uma serie de testes e aplicá-los e depois fazer a analise dessas situações encontradas.
Depois dessas checagens é necessário debater com os profissionais das áreas auditadas para as recomendações serem devidamente repassadas, acompanhar a implantação da solução que foi proposta e mais tarde fazer novamente a auditoria para verificar se a empresa se adequou as normas indicadas.
Ponto de Controle – É a situação do ambiente computacional considerada pelo auditor como sendo de interesse para avaliação e validação.Alguns exemplos do ponto de controle são a rotina operacional de atualização de cadastro , inclusão , exclusão , alteração indevida do arquivo de movimento, informação operacional e informação de controle que visa o conteúdo do arquivo de erros.