Sistema de arquivos
1. O que é um arquivo?
Arquivos podem ser vistos como recipientes que contêm dados ou como um grupo de registros correlatos. Os arquivos armazenam informações que serão utilizadas, em geral, por programas aplicativos. Os arquivos são implementados através da criação, para cada arquivo no sistema, de uma estrutura de dados composta por registros. O descritor de arquivo é um registro que mantém informações sobre o arquivo, como posição de início e fim.
2. Como os arquivos podem ser organizados?
Para controlar e organizar os arquivos, os sistemas de arquivos têm, em geral, os diretórios ou pastas, que podem ser arquivos em muitos sistemas também. Os diretórios podem ser organizados em um único nível (contendo todos os arquivos) ou em múltiplos níveis (diretórios dentro de diretórios).
3. Diferencie os métodos de acesso: sequencial, direto e indexado.
R. No método de acesso sequencial os registros são todos percorridos desde o início até que se encontre o registro desejado e a gravação de novos registros só é possível no final do arquivo (Exemplo: Fita magnética). No acesso direto um determinado registro em qualquer posição do arquivo pode ser acessado diretamente através de número de registro que é a sua posição relativa ao início do arquivo. Já no acesso indexado existe uma tabela auxiliar (índice) que contém as localizações dos registros no arquivo principal, ou seja, quando a aplicação deseja acessar um registro, deverá ser especificada uma chave através da qual o sistema pesquisará, na área de índice, o ponteiro correspondente, a partir disso, acessando diretamente o arquivo.
4. O que é alocação contígua de blocos e quais benefícios a desfragmentação pode proporcionar quando esta técnica é utilizada?
R. A alocação contígua consiste em armazenar um arquivo em blocos seqüencialmente dispostos no disco. A desfragmentação pode solucionar o problema da fragmentação reorganizando todos os arquivos no disco de maneira que só