Sistema de arquivo
Para a maioria dos usuários o sistema de arquivo é a parte mais visível do sistema operacional. O sistema de arquivo consiste de duas partes: arquivo, que armazena dados, e estrutura de diretório qual organiza e têm as informações sobre todos os arquivos do sistema. Abaixo explicaremos os conceitos de arquivo e diretório juntamente com suas características.
1 Arquivo
1 Qual a importância
Todas as aplicações computacionais precisam armazenar e recuperar informações, abaixo lista-se três razões:
1. Para algumas aplicações o espaço de endereçamento virtual é suficiente, porém para outras, tais como as bancárias, ele é muito pequeno.
2. O segundo problema é que certas informações precisam ser lidas depois, porém são perdidas quando o processo termina sua execução. Estas informações não podem ser perdidas quando ocorre uma falha qualquer do hardware, com a conseqüente morte do processo.
3. Outro problema é quando vários processos têm acesso ao mesmo conjunto de informações ao mesmo tempo. Uma boa prática de programação é tornar a informação independente do processo.
A solução, para os problemas acima apontados, é manter a informação armazenada em disco, ou em qualquer outro dispositivo externo de armazenamento, em unidades denominadas arquivos. Os arquivos são gerenciados por uma parte do Sistema Operacional denominado Sistema de Arquivos.
Arquivos podem ser gravados em vários tipos de mídia como: disco magnético, fita magnética, e disco óptico. Para que seja conveniente usar o computador, o sistema operacional proporciona uma visão lógica das informações armazenadas, daí a abstração do que está no disco físico para o usuário é o arquivo.
2 Atributos dos Arquivos
Quando um processo cria um arquivo, é preciso que tal arquivo receba um nome. Quando tal processo termina sua execução, o arquivo continua a existir, podendo ser acessado por outros