Sistema de arquivo do windons
Sistema de Arquivos
O sistema de arquivos possibilita a gravação de dados em um HD de uma forma que mantém as informações acessíveis e organizadas, ele determina como as informações podem ser guardadas, acessadas, copiadas, alteradas, nomeadas e até apagadas, sem o sistema de arquivos os dados armazenados seria apenas um conjunto de bits sem utilidade.
Há vários sistemas de arquivos disponíveis, para os mais diversos sistemas operacionais e para as mais variadas finalidades.
Sistema de arquivos FAT
FAT é a sigla para File Allocation Table (Tabela de alocação de arquivos) . A primeira versão do FAT surgiu em 1977, para trabalhar com o sistema operacional MS-DOS, mas foi padrão até o Windows 95.
Este sistema funciona com base em uma espécie de tabela que indica onde estão os dados de cada arquivos, isso é necessário porque cada espaço de armazenamento é dividido em blocos e um só arquivo pode ocupar vários destes, mas não de uma forma seqüencial porque os blocos podem estar em várias posições diferentes, desta forma esta espécie de tabela atua como um guia para localizar os arquivos.
A cada surgimento de dispositivos de armazenados e de maiores capacidades o sistema FAT foi ganhando novas revisões passando então a terem os nomes FAT12 e FAT16. O FAT12 quase não foi usado e é pouco conhecido, o FAT16 foi usado como padrão dos sistemas operacionais da Microsoft por muito tempo. As versões surgem com o intuito de eliminar determinadas limitações do sistema de arquivos anterior. O FAT16 trabalha como no máximo 2GB de capacidade de armazenamento se um HD tivesse 4GB, seria necessário dividi-lo em 2 partições (2GB+2GB por exemplo), para desta forma conseguir o total aproveitamento da capacidade da unidade. Então com essa limitações a Microsoft lançou em 1996, o FAT32, que se tornou o sistema de arquivos do Windows 95(versão OSR 2) e do Windows 98, sendo também compatível com versões ES lançadas posteriormente.
Em um disco rígido, a área de