Sistema Operacional
SÃO CAETANO DO SUL
TEMA DO ARTIGO: ANÁLISE DO SISTEMA OPERACIONAL ANDROID
ALUNO:ERIK CRISPINIANO RA:121680136
ALUNO: TADEU DE BARCELOS FERREIRA RA: 121680156
ALUNO:VINICIUS MARTINS SOURES RA:121680150
São Caetano do Sul
2013
1 Resumo
O sistema operacional Android conta com a maior presença entre os smartphones em todo o mundo, desenvolver aplicações para esse sistema operacional tem se tornado cada vez mais interessante. Entretanto, para tirar o melhor proveito dessa plataforma é necessário conhecer seu funcionamento.
Esse artigo apresenta um estudo sobre o sistema operacional para plataformas móveis e possui como objetivo analisar os recursos da plataforma. Iniciamos descrevendo a origem, criação e as estruturas do sistema operacional Android.
Finalizaremos-se com a criação e publicação de um aplicativo utilizando o software Eclipse.
2 Introdução
O sistema Android, do Google, acumula 68,1% de market share (fatia de mercado mundial). Já o sistema iOS, da Apple, soma 16,9%. Enquanto isso, sistemas operacionais pioneiros no setor como BlackBerry e Symbian amargam 4,8% e 4,4%. Em último colocado se encontra os smatphones que utilizam o sistema Windons Mobile com 3,5% da fatia do marcado, conforme divulgado pela consultoria IDC.
O sucesso da plataforma móvel do Google deve-se a diversidade de modelos e preços mais acessíveis dos smartphones que utilizam esse sistema operacional.
O Google Android é um sistema operacional open source cujo código-fonte é disponibilizado para permitir o uso, a cópia, o estudo e a redistribuição. Foi criado pela empresa Google e direcionado a dispositivos móveis. Ele decorre da aquisição da empresa de software móvel Android Inc, realizada em 2005, o que permitiu a Google fazer com que seus aplicativos móveis cheguem ao máximo de mãos possíveis. O código Google Android começou a ser distribuído em meados de 2008.
O sistema operacional Android foi baseado