Artes visuais leveza
A evolução da arte – teve evolução não no sentido de ficar melhor, mas no âmbito das diversificações que a arte sofreu pela passagem do tempo – só assim foi possível pois, o ser humano sempre foi um ‘insatisfeito’, ou seja, ele sempre queria ir adiante do que já foi feito, buscar algo diferente, mudar.
O texto O tempo e os tempos na fotografia mostra esta busca incessante de forma muito clara. Desde Daguerre, passando por Eastman e Bresson até Sebastião Salgado, pois eles contribuíram para que a fotografia tivesse o papel importante na qual tem nos dias atuais nas artes visuais. Com a vontade de cada um destes fotógrafos, de inovar ou descobrir novos meios de registrar imagens que pudessem ultrapassar os limites do tempo, deu à nossa fotografia e à arte em geral novos sentidos, transformando intensamente a relação do artista com a sua obra e com quem a observa.
A fotografia está diretamente relacionada com os processos das artes em geral. Elas se impulsionaram, transformando o tempo ao seu redor. Quando Le Gray, em 1856, fotografou A Onda, com o objetivo de captar os movimentos das águas do mar deuma forma tão nítida e fiel revolucionou e deu um passo importantíssimo para o cinema.
A fotografia, a Revolução Industrial, o período de guerras foram fatos que propiciaram ainda mais esta transformação dos sentidos relacionados às artes e o rompimento dos artistas com os padrões das artes clássicas. Quando Picasso foi buscar na cultura africana na inspiração para a sua obra As Moças d’Avigon, ele