Sistema de aquisição de dados
Engenharia de Sistemas Microprocessados
Professor Nolvi Francisco Baggio Filho
Sistema de Aquisição de Dados
Canoas, 02 de dezembro 2011.
Introdução
Esta atividade prática teve o objetivo aplicar e entender o funcionamento de um microcontrolador. Para isto foi implementado em laboratório um microprocessador da família 8051 interagindo com um conversor A/D de oito bits, e com o Computador, onde foram analisados os processos de conversão, sendo possível determinar o intervalo entre as amostragens, relacionado à freqüência do clock do sistema.
Objetivo
Projetar um Sistema de aquisição de dados (software e hardware) utilizando um microcontrolador da família 8051.
Este projeto visa montar um sistema de aquisição de dados no qual seja possível ler, tratar e mostrar periodicamente na tela do computador, possibilitando salvar em um arquivo de texto, os dados provenientes de uma entrada variável de tensão. Será permitido ao usuário configurar o intervalo de amostragem das leituras do dado externo, conforme proposta ilustrada no fluxograma da figura 1.
Figura 1- Fluxograma
Procedimentos práticos: Inicialmente foi implementado o circuito ilustrado na figura 2, com algumas modificações descritas abaixo, foi utilizado na entrada analógica do A/D, nos pinos 6 e 7, um potenciômetro para simular uma entrada variável de tensão. A tensão DC aplicada a esta entrada é convertida em sinal digital. Após a conversão destes valores, foi possível observar na prática que o conversor A/D efetua a conversão dos valores de entrada através da divisão do sinal de referência em 256 níveis, onde estes níveis são representados pelos oito bits de saída do conversor. Como nenhum sinal foi inserido no pino 7 (Vref/2), o conversor usou toda a faixa de sua alimentação como referência, ou seja, de 0 a 7,59 Volts.
A fonte de tensão utilizada