sistema da informação
DADO: é qualquer tipo de material em formato desorganizado que geralmente não tem significado prórpio isoladamente. Podemos considerar elemento da informação, um conjunto de letras, números ou digítos, que tomado isoladamente não transmite nenhum conhecimento, ou seja, não contém um significado claro.
INFORMAÇÃO: é considerada como o resultado do tratamento dos dados existentes em relação a alguma coisa, que em consequência aumenta a consistência e o conteúdo dos dados relacionados.
A informação é um recurso da organização e deve ser gerido como os demais, sejam eles recursos humanos e financeiros.
SISTEMAS E TECNOLOGIAS
A transformação de DADOS em INFORMAÇÃO é um PROCESSO, ou seja, um conjunto de tarefas relacionadas e executadas para atingir a um resultado definido. O processo de definição de relacionamento entre os dados exige conhecimento. O conhecimento representa a percepão e o entendimento de um conjunto de informações e de como estas informações podem ser utilizadas para uma determinada tarefa.
A informação adequada pode variar em relação aos atributos de qualidade em três dimensões: TEMPO, CONTEÚDO e FORMA.
TEMPO: Prontidão, Aceitação, Frequência e Período.
CONTEÚDO: Precisão, Relevância, Integridade, Concisão, Amplitude e Desempenho.
FORMA: Clareza, Detalhe, Ordem, Apresentação e Mídia.
SISTEMAS E TECNOLOGIAS
QUALIDADE: significa a capacidade de um produto ou serviço atingir ou exceder as expectativas dos clientes.
VALOR DA INFORMAÇÃO: estºa diretamente ligado à maneira como ela irá ajudar os tomadores de decisões a atingirem as metas da organização.
As informações geradas e utilizadas na empresa podem ser consideradas como um dos ativos mais valiosos da empresa, pois possuemum valor incalculável não somente para a organização que a gerou, mas como para seus concorrentes.
SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: diz respeito às informações mantidas no computador, que permaneçam por um determinado tempo e que