Sistema cutâneo
O que é?
Órgão integrante do sistema tegumentar (junto ao cabelo e pelos, unhas, glândulas sudoríparas e sebáceas), que tem por principais funções a proteção dos tecidos, regulação da temperatura, reserva de nutrientes e ainda conter terminações nervosas sensitivas. Constantemente renovada, a pele é muito mais que um envelope. É o órgão vivo mais pesado (3 a 4 Kg) e o mais extenso no corpo humano. Em permanente relação com os outros órgãos, a pele pode revelar disfunções ou patologias para além das cutâneas. Funções
1 - PROTECÇÃO
Protege o corpo de ataques mecânicos, físicos, químicos, macrobióticos do ambiente exterior, entre muitos através de imunidade e mecanismos celulares e impermeabilidade, força e flexibilidade.
2 - TRANSMISSÃO
É usada para transmitir informação entre o corpo e o mundo exterior através das suas inúmeras terminações nervosas as quais recebem estímulos tácteis, térmicos e de dor.
3 - TROCA
É o local de múltiplas transmissões entre o corpo e o ambiente exterior. Está envolvida em complexos mecanismos, tais como a regulação de temperatura (eliminando o calor e evaporando o suor segregado pelas glândulas, bem como eliminando substâncias perigosas) e sintetiza a vitamina D, essencial para o crescimento dos ossos.
Camadas
EPIDERME
Estrato superior da pele é um tecido composto essencialmente por queratinócitos, células que, à medida que envelhecem, ficam carregadas com uma substância, forte e impermeável: queratina (o que explica o papel de proteção da pele). A epiderme também contém melanócitos (células que proporcionam proteção natural contra os raios solares e são responsáveis pela pigmentação da pele) e células de Langherans que são parte do sistema imunitário. A epiderme está organizada em quatro camadas de células: a camada basal (a mais profunda), a camada da mucosa, a camada granular e a camada córnea (a camada superior). DERME
É um tecido conjunto de espessura variável que contém os vasos sanguíneos, muitas