Sistema circulatório
MMF-I / 2011.2
Marina Mota
SISTEMA CIRCULATÓRIO
Sistema Circulatório
Marina Mota
GENERALIDADES
O sistema circulatório é o responsável pelo transporte de líquidos ao longo de todo o corpo, assegurando a condução do sangue, do quilo e da linfa. É constituído basicamente por um órgão central de impulsão, o coração, e um conjunto de condutos que compõe o sistema vascular, o qual se subdivide em sanguíneo e linfático. O sistema vascular sanguíneo compreende as artérias, capilares e veias, sendo o seu fluxo mantido pela ação de bombeamento cardíaco. O sistema linfático, por sua vez, permite a drenagem do excesso de líquido tecidual, sendo formado por plexos linfáticos, vasos linfáticos, linfonodos e órgãos linfóides.
o
Coração
Órgão muscular composto por metades que consistem em duas bombas musculares freqüentemente designadas como coração direito e coração esquerdo. Em cada uma destas metades se encontram duas cavidades, um átrio e um ventrículo, e suas atuações em série dividem a circulação em dois componentes: A circulação pulmonar e a sistêmica (descritas posteriormente).
Embora as metades do coração estejam separadas por um septo, cada um dos átrios se comunica como ventrículo correspondente por um óstio provido de válvulas que asseguram, em cada metade do coração, uma circulação sanguínea em sentido único. Aos átrios chegam as veias e dos ventrículos partem as artérias.
o
1.
Sistema Vascular
Sanguíneo
a.
Artérias
São os vasos que conduzem o sangue proveniente do coração para o corpo. Apresentam maior desenvolvimento da túnica média (muscular) e podem se destinar ao aparato locomotor ou a vísceras. De acordo com seus aspectos morfológicos, são classificadas em condutoras, distribuidoras, pequenas artérias ou arteríolas.
Grandes artérias elásticas ou artérias condutoras: Apresentam muitas camadas elásticas em suas paredes, o que as faz expandir no momento da contração do coração