artigo
Resumo: Este artigo que representa a importância e como é utilizada a curva ABC na Gestão de estoque tem como objetivo melhorar e facilitar a utilização e a estocagem dos itens dentro de uma empresa. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada. A análise ABC do estoque, que multiplica o custo unitário com o volume comprado, permite que cada classe (A, B ou C) tenha um tratamento diferenciado. É importante classificar os itens de acordo com a sua importância relativa no estoque. A classe A representa 20% dos itens e é a classe mais importante. A classe B representa 30% dos itens com importância intermediaria. Já a classe C representa 50% dos itens com menor importância. A análise da ferramenta Curva ABC é uma das formas mais usuais de examinar e controlar os estoques. Controlar os estoques é um tema importante e preocupante. Descobrir maneiras para reduzir estoques sem afetar o processo produtivo e sem o aumento dos custos é um dos maiores desafios que os empresários encontram hoje em dia.
Palavras-chave: Curva ABC, Gestão de Estoque, análise.
1. INTRODUÇÃO
O objetivo desse artigo é mostrar qual a importância da curva ABC na gestão de estoques. As empresas aderem a conceitos e ferramentas para facilitar rotinas em diversos setores, procurando estudos voltados à inovação. A curva ABC é uma ferramenta gerencial que possui um tratamento adequado aos itens e em relação a sua importância. Esse método de analise é também uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de estoques, que necessitam de uma atenção mais especial, seja por defeito, por lucro,venda ou produtividade que fogem dos fatores permitindo o tratamento adequado quanto à sua importância.
2. DESENVOLVIMENTO A gestão de estoques é um fator de grande importância para as empresas, e uma boa gestão de estoque faz com que a empresa possa se tornar mais