Sistema circulatório
É constituído por tubos chamados de veias que conduz o sangue dos capilares para o coração. As veias, também como as artérias, pertencem a grande e a pequena circulação. Sua forma varia de acordo com a quantidade de sangue no seu interior, quando cheias são cilíndricas e quando estão vazias são achatadas. Como as artérias, também variam em relação ao calibre e as vênulas seguem-se aos capilares. Podem ser tributárias ou afluentes, são em maior número do que das artérias e podendo ser também superficiais ou profundas.
Estrutura As paredes das veias são formadas por três camadas distintas, chamadas de túnica. Túnica interna, média e adventícia.
1. A túnica íntima é a camada interna e possui uma constituição mais delgada, composta por células planas sobre uma membrana basal fina de tecido conjuntivo.
2. A túnica média é a camada mais resistente é formada por tecidos elástico e muscular.
3. A túnica adventícia é a camada mais externa é formada por uma fina camada de tecido conjuntivo laxo e flexível, que nutrem as outras duas túnicas e fixam as veias aos tecidos que as rodeiam.
Função As veias servem para transportar os produtos nocivos, derivados do metabolismo tissular de volta ao coração. Na circulação sistêmica o sangue oxigenado é bombeado para as artérias pelo ventrículo esquerdo até os músculos e órgãos do corpo, onde seus nutrientes e gases são trocados nos capilares. O sangue venoso, contendo produtos finais do metabolismo celular e dióxido de carbono, é recolhido pelos capilares da vertente venosa que forma progressivamente as vênulas e depois as veias, que o conduzem até ao átrio direito ou aurícula direita do coração, que o transfere para o ventrículo direito, onde é então bombeado para a artéria pulmonar e finalmente aos pulmões. Na circulação pulmonar as veias pulmonares trazem o sangue oxigenado dos pulmões para a aurícula esquerda, que desemboca no ventrículo esquerdo, completando o ciclo da circulação