Sistema circulatório
O Sistema Circulatório abrange os sistemas vascular sanguíneo , que é composto pelo coração, as artérias, os capilares e as veias e o linfático que se inicia por túbulos de fundo cego que vão se transformando gradativamente em vasos de calibre maiores que atingem o sistema vascular sanguíneo, desembocando em grandes veias perto do coração, tem a função de devolver ao sangue o fluido dos espaços teciduais (linfa) e também participa da circulação de linfócitos e imunoglobulinas.
Histologia do coração:
O coração é formado por três camadas:
Endocárdio: reveste a luz do orgão e é formado por endotélio composto de epitélio simples pavimentoso sobre uma camada de fibras colágenas, elásticas e fibroblastos esparços. Mais profundamente encontra-se uma camada de tecido conjuntivo denso dotado de fibras elásticas intercaladas com células musculares lisas.
Miocárdio: é a camada média e a mais espessa das três, contém células musculares cardíacas arranjadas em espirais complexas.
Epicárdio: é a camada mais externa, composta por por uma serosa externa e uma fibrosa interna.
Estrutura geral dos vasos:
A parede dos vasos sanguíneos são formadas por três camadas
Túnica intima: é a camada mais interna, revestida por epitélio pavimentoso simples.
Túnica média: é a camada intermediária, pode ser formada por células musculares lisas arranjadas de forma helicoidal (Ex: artérias musculares) ou fibras elásticas (Ex: artérias elásticas).
Túnica adventícia: é a camada mais externa, contituída , principalmente, por fibroblastos e fibras colágenas do tipo I e fibras elásticas arranjadas longitudinalmente.
Estrutura geral do sistema linfático
Os vasos linfáticos são revestido por endotélio que é formado por epitélio pavimentoso simples originado do mesênquima.
Estes capilares prendem-se firmemente ao conjuntivo adjancente por meio de microfibrilas que os mantêm abertos. Os mais finos fundem-se gradualmente, formando vasos linfáticos