Sistema circulatorio
SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório pode ser separado em 2 divisões (SPENCE): a) Sistema cardiovascular b) Sistema linfático O sistema cardiovascular inclui o coração, que funciona como uma bomba propulsora para o sangue, e os vasos sangüíneos, que transportam o sangue através do corpo. O sistema linfático consiste de órgãos que participam da resposta imune (tonsilas, timo, baço e linfonodos) e vasos que coletam o líquido intersticial do corpo e o transportam para o sistema cardiovascular.
SISTEMA CARDIOVASCULAR 1.0. CONCEITO
O sistema cardiovascular é um sistema circular fechado. Contido no coração e no interior dos vasos, o sangue percorre um trajeto circular do coração para as artérias, depois para os capilares, e em seguida para as veias, de onde retorna ao coração. Normalmente, o sangue não deixa este sistema, embora uma porção líquida deste sangue atravesse as paredes dos capilares para se juntar ao líquido entre as células que constituem os tecidos. Porém, igual quantidade deste líquido retorna ao sistema cardiovascular diretamente ou por meio do sistema linfático. O coração é a bomba que produz a força necessária para impelir o sangue através do sistema de vasos.
2.0. FUNÇÃO
Manter constante a circulação de sangue no organismo.
3.0. CORAÇÃO
3.1. Definição: É um órgão muscular oco, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. É formado por um tecido muscular especial – o músculo estriado cardíaco. 3.2. Forma e Tamanho O coração adulto é um órgão em forma de cone truncado, apresentando uma base, um ápice e faces (esternocostal, diafragmática e pulmonar). A base do coração não tem uma delimitação nítida, porque corresponde a área ocupada pelas raízes dos grandes vasos da base do coração (vaso pelos quais o sangue chega ou sai do coração). O coração tem o tamanho de um punho fechado. Segundo GRAY (1977), o coração adulto mede cerca de 12 cm de comprimento, 8 a 9 cm de largura em sua parte mais larga e 6 cm de espessura. O peso do