Sistema circulatorio
O tipo de Circulação sanguínea que acontece no Ser Humano, nos Mamíferos e também nas Aves, é a Fechada, Dupla e Completa na qual não há mistura do sangue arterial com o venoso.
As Funções do Sistema Circulatório
* Transporte de substâncias alimentares da região de absorção (intestino) para as demais partes do corpo (células);
* Transporte de excretas para os órgãos excretores (rins) a partir das demais áreas do corpo;
* Transporte de gases – Oxigênio e Gás Carbônico – entre os pulmões e o corpo;
* Transporte de Hormônios (substâncias controladoras das atividades de certos órgãos);
Como Funciona a Circulação Fechada Dupla
Passam pelo coração dois tipos de Sangue – o Venoso (que chega) e o Arterial (que sai). A Circulação é dividida em duas:
- o Ciclo Pulmonar (pequena circulação) que é o percurso do sangue do ventrículo direito ao átrio esquerdo, passando pelo pulmão onde realizam-se trocas gasosas;
- o Ciclo Geral (grande circulação) que é o percurso do sangue do ventrículo esquerdo para todo o organismo, através do sistema arterial e, a seguir, o retorno do sangue venoso pobre em oxigênio ao átrio direito.
Esse tipo de circulação é muito eficiente no transporte dos nutrientes e gases, além de catabólitos. É caracterizada pelo alta velocidade do fluxo, pressão sanguínea e quantidade de substâncias transportadas.
O Sangue – Caraterísticas, Elementos Figurados e Proteínas
O Tecido é um tecido Conjuntivo especializado, constituído pelo Plasma no qual estão suspensos os elementos figurados, representados por Hemácias, Plaquetas e Leucócitos.
Plasma - é um líquido amarelado formado por 90% de água, 9% de proteínas, sendo 1 % restante de sais, nutrientes e gases. As mais importantes proteínas no sangue são:
* Hemoglobina – especializada no transporte de oxigênio para os tecidos, encontra-se nas Hemácias.
* Gamaglobulina – constitui os anticorpos, atuando na defesa imunológica.
* Fibrinogênio – atua no processo de coagulação