Sistema bi níquel
Os banhos de níquel semibrilhante, usados no sistema de dupla camada (bi-níquel ou níquel duplex), foram desenvolvidos originalmente para depositar uma camada de níquel de fácil polimento e grande ductilidade. Atualmente suas características de nivelamento, ductilidade e polaridade em conjunto com o níquel brilhante os tornaram processos de grande aplicação.
Os banhos de níquel brilhante modernos têm também um considerável poder de nivelamento, especialmente os banhos agitados a ar. Assim um conjunto de processos como cobre ácido, níquel semibrilhante e níquel brilhante, fornecem um meio ideal para um acabamento visual perfeito, com grande resistência à corrosão.
Entre os processos de retardamento da corrosão, destacam-se principalmente os processos de bi-níquel ou níquel duplex, tri-níquel, os banhos microfissurados de cromo, micro-porosos ou suas variações como o bi-cromo. Bi-Níquel
O sistema bi-níquel é constituído pelo processo de níquel semi-brilhante e o processo de níquel brilhante.
Os dois banhos devem ser completamente compatíveis, sendo que em geral a transferência do semibrilhante para brilhante é feita sem lavagem intermediária. Em condições normais controladas, a aderência entre as duas camadas depositadas é excelente. Como o nome já indica, existe uma diferença de brilho nas camadas depositadas. O semibrilho da camada de níquel formada no processo semi-brilhante é suficiente para que o processo brilhante, mesmo usando camadas finas, não encontre nenhuma dificuldade para a formação do brilho final desejado.
A ação de retardamento da corrosão do sistema é a seguinte:
O sistema de aditivos para os banhos semibrilhantes é constituído de tal maneira que o teor de enxofre encontrado na camada de níquel eletrodepositada esteja ao redor de 0,05%.
O teor de enxofre da camada de níquel depositada em processos de níquel brilhante se situa entre 0,5 e 1%.
Sabemos que a camada de níquel semibrilhante é catódica em relação à camada