Sistema banco de dados
Um Sistema de arquivos tem como vantagem, por ser um padrão aberto não é necessário o seu pagamento, existem uma serie de variedades de ferramentas e editores no mercado, é simples e legivel para o usuario, tanto para formatação como para a criação de uma sintaxe propria de dados, possui suporte a UNICODE e a validação é permitida facilitando ainda mais a construção de aplicações e tornando os testes mais fáceis. Por outro lado há problemas com sua Integridade e segurança, e a redundância afeta a sua eficiência no armazenamento, na transmissão, no acesso e no processamento dos dados, elevando os custos, a inconsistência dos dados dificulta no acesso aos mesmos, provoca isolamento dos dados e anomalias de acesso concorrente.
Sistema de Banco de Dados
Um sistema de Banco de Dados, tem como principais vantagens a segurança e os padrões, pois ambos podem ser reforçados, os dados podem ser compartilhados e a sua redundância reduzida, a inconsistência pode ser vista, o suporte a transações pode ser mantido, a integridade pode ser mantida e os requisitos contraditórios podem ser equilibrados.
Porem os bancos de dados são mais complexos, difíceis e demorados para projetar, o investimento em Softwares, hardwares e conversões de sistemas baseados em arquivos para banco de dados são muito altos, e os danos ao banco de dados afetam virtualmente todos os programas.
Modelos de Dados
Modelo de dados é um subconjunto do modelo de implementação que descreve a representação lógica e física dos dados persistentes no sistema. Também abrange qualquer comportamento definido no banco de dados, como procedimentos armazenados, triggers, restrições etc.
Os Modelos de Dados mais conhecidos são:
Modelo de dados hierárquico
Este modelo utiliza árvores para a representação lógica dos dados, onde esta arvore é composta de nós e cada nó representa um registro e seus campos, e o nível mais alto da árvore denomina-se raiz, para representarmos graficamente este