Sistema de banco de dados
Passo 1 (Aluno)
Ler o artigo o capítulo 1.1 – Modelos de Dados da apostila “Introdução à Banco de Dados” de Osvaldo Kotaro Takai, Isabel Cristina Italiano e João Eduardo Ferreira. 2005. Disponível em:. Acesso em: 12 abr. 2012.
Fazer também uma pesquisa na internet para conhecer os principais softwares de gerenciamento de Banco de Dados. Entre eles, acessar o site: e: . Acessos em: 12 abr. 2012. Sistemas de Informação - 3ª. Série - Sistemas de Banco de Dados
Gerson Giuliangeli, Roberto da Silva Lobo
Pág. 4 de 8
Passo 2 (Equipe)
Desenvolver um comparativo entre a utilização de arquivos convencionais (arquivo texto, por exemplo) e a utilização de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados) para armazenamento de dados. Nesse comparativo é essencial o apontamento de vantagens e desvantagens, bem como a aplicação de ambos os métodos em uma operação empresarial, por exemplo, registro de vendas.
Sistema de Banco de Dados X Sistema de Arquivos
Antes dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD) as aplicações utilizavam sistemas de arquivos do Sistema Operacional. Através de arquivos, as aplicações armazenavam seus dados através das interações com a aplicação. Sendo armazenados em diversos arquivos, precisando de diferentes programas de aplicações para extrair e acrescentar registros, elevando de formas os custos destas aplicações.
Dados e Meta-dados na base
Os dados e a descrição correspondente são armazenadas na base e gerenciadas pelo SGBD.
Independência de Dados-Programas
Modificações como inclusão de um novo campo não afetam os programas.
Abstração de Dados
Representação conceitual através de um modelo de dados que só usa conceitos lógicos.
Múltiplas Visões
São visões, de como os usuários veem o banco de dados.
Representa a abstração de mais alto nível da arquitetura;
Construídos de forma que sejam removidos os conflitos entre duas ou mais visões.
Sistema de Arquivos